Após o ocorrido na cidade de Santa Catarina-RS, todos os estados e cidades do país mobilizaram-se para não ver acontecer em seus próprios panteões a conjunção de erros ocorridos lá que culminaram no triste desfecho. Em São Carlos, no dia 18 de fevereiro de 2013, foi realizada uma palestra no auditório da AEASC que teve como principal ponto de congruência os desastres e medidas preventivas em estruturas. Estiveram presentes Pedro Caballero, coordenador da Defesa Civil, e o Capitão do Corpo de Bombeiros Silmar da Silva Sendin. Outros convidados a falar foram o Secretário de Habitação, Caio Graco H. V. Braga, os vereadores Aparecido Donizetti Penha, representanto a Câmara Municipal, Rodson Magno do Carmo e Walcinyr Bragatto, e o ex-vereador Azuaite Martins de França. Também estiveram presentes membros da diretoria e da sociedade civil.
A ênfase foi dada em duas medidas diferentes da prevenção de desastres: as Estruturais, que exigem melhorias físicas, e as não-estruturais, que demandam uma construção de informação de riscos assim como uma adoção de comportamentos.
Você poderá continuar a leitura em um de nossos informativos denominado “O PROJETO” do mês de março deste ano, que está anexado em “Mídias”.