Nesta quarta-feira (20) foi encerrada a I Mostra Itinerante de Arquitetura da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos – AEASC.
Aberta oficialmente em outubro na sede da AEASC, a I Mostra Itinerante de Arquitetura foi montada no Passeio São Carlos, no saguão da academia do São Carlos Clube, na Estação Cultura, no SESI e finalmente no saguão do Hospital Escola.
Os 38 trabalhos de profissionais da cidade, entre arquitetos das universidades públicas e particulares e de instituições como a Prefeitura, por exemplo, e 6 estudantes de arquitetura foram apreciados por estudantes, profissionais dos mais variadores setores principalmente por potenciais consumidores e futuros profissionais, quem sabe da arquitetura.
“A mostra teve um resultado que nós não esperávamos. Muito positivo. E isso se deve ao empenho da comissão de arquitetos liderada pela Helena Fernandes, nossa vice-presidente de arquitetura, que não mediu esforços para que a Mostra seguisse esse itinerário tão complicado chegando até aqui. Nos todos da AEASC agradecemos muito.”, declarou Douglas Barreto, vice-presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos – AEASC e que na solenidade também representou a UFSCar.
A arquiteta do Hospital Escola, Analí Locilento, foi quem sugeriu a montagem da Mostra neste espaço. “Foi surpreendente como as pessoas se interessaram. Não foram só os doentes, mas seus familiares e acompanhantes. Foi muito interessante ver como as pessoas apreciaram a produção arquitetônica que é feita em nossa cidade.”, contou a arquiteta.
Painéis com os croquis que João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé, fez e doou para a Prefeitura de São Carlos construir o Hospital Escola Municipal “Dr. Horácio Carlos Panepucci” fizeram parte dessa I Mostra Itinerante da AEASC como uma homenagem ao arquiteto da rede de hospitais Sarah Kubitschek.
Para a gerente de Atenção à Saúde do H.E., Valéria Gabassa, os painéis vão mostrar a história do hospital para pacientes, acompanhantes e funcionários: ”João Filgueiras, o Lelé tem grande importância nos projetos arquitetônicos hospitalares do Brasil e a gente tem um pouco dele aqui em nossa cidade. Um projeto muito diferente do que se costuma ver nos hospitais. Saber como foi pensado e construído para quem busca aqui atendimento ou vem como acompanhante, os usuários e para a comunidade de trabalhadores é muito importantes.”.
Esse material foi cedido pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos, para essa apresentação pública como uma homenagem da I Mostra de Arquitetura da AEASC a um dos maiores arquitetos do Brasil, que faleceu em 2014 em Salvador, na Bahia. E agora foram doados ao Hospital Escola
“Aqui poderemos ver como um grande arquiteto como o Lelé pensou e desenhou nos croquis e como está o projeto pronto, em funcionamento. Sentir quão agradável, quão bonito é esse espaço. Da origem que é o projeto ao fim que é a obra pronta. Essa doação é uma colaboração da AEASC para a posteridade.”, disse Douglas Barreto.
Para Reginaldo Peronti, arquiteto membro da comissão da AEASC que organizou a Mostra, encerrar as montagens aqui é especial: “Isso é uma honra para todos nós arquitetos de São Carlos ter a nossa Mostra exposta numa obra que o Lelé deu para a nossa cidade, que é o Hospital Escola. Não há o que dizer além de nos rendermos a esse mestre e fazer essa homenagem doando os painéis ao H.E., agradecendo a Analí e aos demais amigos aqui do hospital e os membros da comissão em nome da Helena Fernandes, nossa vice-presidente de arquitetura.”, disse ele. Peronti contou ainda que a II Mostra Itinerante de Arquitetura da AEASC já está sendo planejada.
Antônio Sérgio Galego, arquiteto, começou suas atividades na AEASC participando da montagem da I Mostra Itinerante de Arquitetura. “Comecei agora na AEASC participando da comissão da Mostra e é um trabalho muito gratificante. Na associação estamos debatendo assuntos muito interessantes como o patrimônio histórico. Tem sido gratificante.”, afirmou.