O projeto de se criar uma Associação que congregasse e representasse os interesses dos profissionais da cidade e região, partiu inicialmente de um grupo de engenheiros, arquitetos e agrônomos, sendo alguns destes profissionais ligados ao Poder Público Municipal e outros às Universidades já existentes no Município.
Era inconcebível que São Carlos, com duas Universidades Públicas, não contasse com uma Entidade de Classe de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, a exemplo do que já ocorria em algumas cidades do Estado de São Paulo.
Em reunião da Assembléia Geral de 11 de novembro de 1972, foi fundada a AEASC – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos. Nesta mesma reunião foi aprovado o Estatuto Social e foi eleita a primeira Diretoria da AEASC.
Nos anos seguintes, a AEASC experimentou um grande crescimento, com um número cada vez maior de associados, o que perdurou até meados da década de 80.
Em pleno regime militar, o País vivia o “Milagre Brasileiro”, época em que a economia avançava a pleno vapor, não existia desemprego e a função básica da AEASC era basicamente associativa, com promoções sociais, esportivas e culturais.
Desde sua fundação, a AEASC passou por diversas fases, como acontece com todas as Entidades de Classe, mas no final da década de 80, com a recessão da economia brasileira, os problemas se agravaram, o número de associados diminuiu e a receita ficava reduzida a cada ano, sendo que em 1997 a AEASC passou por seu momento mais crítico, até com perspectiva de fechamento.
As receitas não eram suficientes para honrar nem as despesas básicas de manutenção da sede da AEASC, e muito menos para investir em eventos ou ações de interesse dos associados.
Em 1988, na sede da Rua 13 de Maio ao lado do Banco do Brasil, foi constituída e eleita uma chapa de conciliação, tendo o Eng. Civil Carlos Alberto Martins como Presidente.
O primeiro ato da nova administração foi convidar e contar com a presença na solenidade de posse da Diretoria, do Eng. Civil Michel Haddad, 2º Vice-Presidente do CREA-SP, nosso amigo oriundo da cidade de Ibitinga, ocasião em que conseguimos do mesmo, a promessa de criação da Inspetoria Regional de São Carlos, já que éramos subordinados à vizinha cidade de Araraquara.
Foi então instalada a Inspetoria Regional de São Carlos pelo então Presidente do CREA-SP, Eng. Civil João Abukater Neto.Em 1998 uma nova conquista, o Presidente Abukater esteve mais uma vez em nossa cidade, e em audiência pelo Chefe do Executivo local, Eng. Civil João Otavio Dagnone de Mello, ex-Presidente da AEASC, foi efetivada a doação de um lote de terreno, com mais de 3.000 m2, destinada à construção da nossa tão sonhada sede própria.