Entrevista exclusiva com o Geólogo Alexandre Perinotto

A GEOLOGIA E O GEÓLOGO

Alexandre Perinotto*

 

O que faz um geólogo? Qual seu campo de atuação profissional?

Em termos genéricos, a atuação do Geólogo relaciona-se à investigação sobre a origem do nosso Planeta Terra, sua composição, estrutura e evolução natural desde seus primórdios até os dias de hoje. Ao analisar e sistematizar os fenômenos geológicos em diferentes escalas (dos microscópios eletrônicos e microssondas até dimensões planetárias), o Geólogo amplia fronteiras, busca e viabiliza o aproveitamento dos recursos naturais minerais e energéticos, planeja intervenções diversas na natureza, sempre com responsabilidade e respeito ao meio ambiente. A Geologia está na base da imensa maioria dos empreendimentos humanos. Pense, por exemplo, em uma casa mobiliada e pronta para morar e com um carro na garagem. Desde o alicerce até os detalhes de decoração…os eletroeletrônicos, energia, fiação, encanamentos e tantos outros detalhes. No veículo estacionado: pense em cada parte e em todos os componentes. Veja o quanto de minerais são necessários na construção e elaboração de cada item. Você vai concluir que sua casa e seu carro têm origem na Mineração. O grande instrumento para isto é o Mapa Geológico (desde escalas continentais, até as de detalhe para situações especiais). O Geólogo atua na prospecção e mineração de recursos minerais metálicos e não-metálicos; na base (definindo adequados substratos) para a construção civil de diferentes dimensões de obras (edifícios, pontes, rodovias, túneis, hidroelétricas…); no planejamento urbano, definindo os melhores terrenos para a implantação de diferentes construções (cemitérios, aterros sanitários, distrito industrial…); na prospecção e na manutenção da qualidade e quantidade de águas subterrâneas; na prospecção de petróleo, gás e outros combustíveis fósseis, como urânio e carvão; em Geoconservação e Geoturismo; em pesquisas científicas e no ensino superior em Universidades. Geoquímica, Geofísica, Geomatemática, Paleontologia, Aerofotogeologia….e muitas outras especializações.

 

Como é a rotina de um geólogo?

A essência do trabalho do Geólogo é o campo. As atividades de campo (nas mais diversas situações de terrenos e condições, de desertos até geleiras, passando por florestas, planícies e montanhas) estão na base dos trabalhos de um Geólogo. As campanhas podem demorar de dias a meses e o Geólogo necessita estar em condições de superar uma série de adversidades, comuns em situações de campo, às vezes, com desconforto. Antes dos levantamentos de campo, há todo um planejamento prévio em escritório. No retorno, vem a fase de compilação dos dados e elaboração de mapas, seções e perfis e, finalmente, os relatórios. Quando um geólogo trabalha em indústrias petrolíferas, boa parte de seu tempo (no início de carreira, principalmente) é dedicado a atividades realizadas em sondas terrestres ou em plataformas marítimas (com prolongados períodos longe de casa).

Atividades laboratoriais também são fundamentais. Aqui se enquadram laboratórios sofisticados de Geoquímica, Geofísica e tratamento de dados por meio de programas computacionais, Petrologia macro e microscópica, Sedimentologia, Paleontologia, Gravimetria e Magnetometria e tantos outros. Assim, existem geólogos que, após um tempo, ao se especializarem, realizam muito mais atividades laboratoriais que de campo. Vários geólogos dedicam-se a atividades exclusivamente realizadas em escritório. Estes trabalham em prefeituras, órgãos governamentais regulatórios e semelhantes. Muitos geólogos dedicam-se a atividades de ensino, pesquisa e extensão em Universidades e, aí, suas rotinas se transformam alternando campo, aula, escritório e laboratórios.

Seja onde for que exerça suas atividades, todos os geólogos têm uma ligação muito forte com o “campo”, sua fonte básica de informações.

 

Qual a diferença entre geólogo e geógrafo?

Resposta, em parte, desenvolvida a partir da Revista do Vestibulando (Unicamp, 2002).

Como já referido, o Geólogo estuda a composição, estrutura e evolução da Terra. Ao investigar os processos que ocorrem na superfície e no interior do planeta, a Geologia proporciona as informações necessárias à viabilização de vários projetos (mineração, variadas obras civis, planejamentos urbanos, industriais e agrícolas), incluindo as áreas de produção de petróleo, gás natural e recursos minerais metálicos, não-metálicos e hídricos, além de subsidiar, decisivamente, projetos para viabilizar a produção de energia hidroelétrica.

O Geógrafo, por sua vez, estuda como o espaço é ocupado, produzido e organizado pelas diferentes sociedades. A abordagem geográfica procura compreender as diferentes formas do relevo e de ocupação espacial, seja rural, urbana, regional, nacional ou mundial. Por meio da análise do espaço geográfico e do entendimento da configuração territorial, contribui para a compreensão da importância desse espaço na dinâmica da sociedade e de suas relações.

 

O que te fez escolher a profissão?

O que sempre me impulsionou, e ainda me fascina depois de 41 anos de graduado, é tentar compreender as conectividades e transformações incessantes da natureza, o ciclo das rochas, a evolução contínua das paisagens, suas belezas e mistérios e como o ser humano se relaciona com o Planeta. É uma profissão fantástica, que possibilita uma grande abertura, um posicionamento do ser humano no tempo e no espaço e, com isto, sua responsabilidade para com o seu habitat. A natureza escreve sua história nas rochas, nos minerais e nos fósseis e o Geólogo é o tradutor dessa escrita silenciosa para os demais seres humanos. Isto é fascinante.

 

Recentemente comemoramos o Dia Mundial de Preservação ao Solo. De que forma o trabalho dos geólogos contribui neste processo.

Principalmente por meio da interação do Geólogo com profissionais que se dedicam à   ciência dos solos, a Pedologia. Também trabalhando junto a Agrônomos. Mas, se considerarmos os planejamentos ambientais urbanos e rurais (principalmente, com a Geologia de Engenharia e Ambiental), o Geólogo pode contribuir diretamente ao mapear regiões e indicar os empreendimentos adequados para cada região, evitando erosões e degradações do solo.

 

 

 

30 de Maio – Dia do Geólogo

Comemora-se em 30 de maio o Dia do Geólogo. É um reconhecimento a todos os profissionais que trabalham nas várias áreas da GEOLOGIA, como pesquisa mineral, petrologia, geologia de petróleo, hidrogeologia, geotécnica, geoquímica, geofísica, geologia marinha, geologia de engenharia e ambiental, paleontologia, entre tantas outras.

O Dia do Geólogo, no Brasil, é celebrado em 30 de maio em referência à aprovação do Projeto de Lei nº 2028, a partir do qual foi criada a Lei nº 4.076, de 30 de maio de 1962, que regulamenta a profissão de geólogo, com exercício fiscalizado pelo CREA.

Em homenagem a todos os geólogos, reproduzimos o que escreveu Monteiro Lobato na obra O poço do Visconde:”…O sorriso que tenho nos lábios é um sorriso geológico – o sorriso de quem sabe, olha, vê e compreende”.

 

Curso de Geologia da Unesp – Rio Claro

Na Unesp, Câmpus de Rio Claro, o Instituto de Geociências e Ciências Exatas oferece o curso de graduação em Geologia desde 1970. Anualmente são oferecidas 35 vagas. O curso tem duração de 5 anos em período integral e vem sendo sempre muito bem avaliado nas diversas classificações existentes no Brasil.

Para saber mais:

Graduação: https://igce.rc.unesp.br/index.php#!/instituicao/diretoria-tecnica-academica/graduacao/cursos/geologia/

Pós-Graduação: https://igce.rc.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-de-pos/geociencias-e-meio-ambiente/

 

Mensagem Final

Antes de tudo, somos todos animais naturais, não divinos, somos Homo sapiens, uma das milhões de espécies que habitam o Planeta Terra (e, em nosso caso, há bem pouco tempo). Foi preciso MUITO tempo para a evolução nos moldar e chegarmos até aqui e agora. Compartilhamos este Planeta e este tempo com todos os seres que habitam a Terra. Que haja constante e progressivo respeito mútuo entre todos e, principalmente, entre nós. Que busquemos sempre, e prioritariamente, a verdade pura e o bem comum.

 

——————————

* José Alexandre de J. Perinotto – Geólogo formado pela Unesp/Rio Claro em 1979.

Professor Titular do Departamento de Geologia – Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp – Câmpus de Rio Claro – alexandre.perinotto@unesp.br

 

Previous Post
Newer Post