“O sistema construtivo LSF proporciona mais rapidez, qualidade, flexibilidade e, consequentemente, economia. É o sistema construtivo mais empregado nos Estados Unidos e Europa e tem grande potencial de incremento de aplicação no Brasil”, explica Alex Souza, docente do DECiv e coordenador do curso.
O sistema LSF é um modelo construtivo industrializado que pode ser aplicado em construções residenciais e comerciais. “O sistema é formado por perfis de aço galvanizado leves e os revestimentos, lajes e divisórias são pré-fabricados”, detalha o professor da UFSCar. São construções que não utilizam tijolo ou cimento, sendo que o concreto convencional é utilizado apenas nas fundações.
O curso é voltado a engenheiros e arquitetos. “O objetivo é capacitar os profissionais para a concepção, projeto e construção de edificações neste sistema”, explica o coordenador. Fazem parte do conteúdo disciplinas de introdução ao LSF, sistemas, componentes e complementos, como divisórias, acabamentos e cobertura, processos de fabricação e montagem e análise estrutural.
As aulas são quinzenais por cinco sábados – dias 20 de maio, 3 e 17 de junho e 1º e 15 de julho, das 8 às 17 horas. A carga horária total será de 35 horas. As inscrições se encerram no dia 12 de maio e podem ser feitas pelo sitewww.deciv.ufscar.br. Mais informações pelo telefone (16) 3351-9663 ou pelo e-mail alex@ufscar.br.