Na sexta-feira e no sábado (19 e 20) a Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC) esteve representada pelo seu presidente, Douglas Barreto, na etapa regional do ciclo de reuniões do Colégio de Inspetores programadas para 2017, realizada pelo CREA-SP em Araraquara.
Com participação de cerca de 120 profissionais que atuam em 78 municípios das regiões de Araraquara, Piracicaba e Jundiaí este 5º encontro de Inspetores do Conselho organizado pela Superintendência de Fiscalização (SUPFIS) em 2017 também contou com a presença de Fabio de Santi – gerente da UGI de São Carlos e o segundo vice-presidente de engenharia da AEASC, Rafael Sancinetti Momesso e Caio Denari.
Na mesa de abertura do evento, da esquerda para a direita, Eng. Rafael Arruda Janeiro, Gerente da 10ª Região do CREA-SP; Eng. Francisco Innocêncio Pereira, Coordenador do Colégio Regional de Inspetores de Araraquara; Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva, Diretor Administrativo do Crea SP; Eng. Vinicius Marchese Marinelli, Presidente do Crea-SP; Eng. José Gilberto Pereira de Campos, Assessor da Presidência do Confea, representando o Presidente do Conselho Federal, Eng. José Tadeu da Silvavárias outras autoridades; Engª Maria Edith dos Santos, Superintendente de Fiscalização do Crea-SP; e o Eng. Valdir Zarpelon Junior, Gerente Regional da 2ª e 12ª Regiões do Crea SP.
O Colégio de Inspetores é um fórum permanente instalado pelo Presidente do Crea-SP e hoje é composto por mais de 1500 Inspetores, cuja função é auxiliar, discutir e propor diretrizes para a fiscalização do Conselho. Em geral, as reuniões do Colégio de Inspetores se prestam a aprimorar a atuação desses profissionais que auxiliam a fiscalização do Crea-SP, consolidando-os como líderes de suas regiões, dispostos a promover seminários, palestras, cursos e debates, além de traçar estratégias para melhorar as relações institucionais do Conselho com a sociedade. Os Inspetores do Crea-SP também trabalham pela valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como importantes agentes do desenvolvimento sustentável dos municípios. Especificamente nas reuniões de 2017, os Inspetores estão tomando conhecimento das ações de fiscalização do Crea-SP em centenas de municípios e se familiarizando com os métodos adotados nas diligências, para eventual utilização de novas informações nas Comissões Auxiliares de Fiscalização – CAFs.
Resumo dos resultados
Na abertura da programação o Vice-Presidente do Crea-SP, Eng. Edson Navarro, fez um resumo dos resultados da Força Tarefa Inter-Regional nas diligências realizadas nas regiões de Araraquara, Piracicaba e Jundiaí. Foram visitados pelas equipes da SUPFIS 641 empreendimentos, entre shopping centers, hotéis, estabelecimentos de saúde, locais de eventos, obras de pequeno, médio e grande portes, pessoas jurídicas e usinas, além de prefeituras e outros órgãos públicos, perfazendo 1.550 atividades técnicas. Trinta e dois por cento dessas atividades são relativas à área da Engenharia Mecânica, 18% da Engenharia Elétrica, 12% da Engenharia Civil, 4% da Agronomia, 3% da Engenharia Química, 1% da Geologia e Engenharia de Minas e 1% da Engenharia de Segurança do Trabalho. Ainda encontram-se em apuração cerca de 30% das informações solicitadas pelo Crea-SP às empresas e profissionais fiscalizados na região.
A Força Tarefa contatou em suas ações 1.076 pessoas jurídicas e 474 pessoas físicas. Dentre as pessoas jurídicas 582 têm registro no Crea, 406 não têm e 68 estão sendo apuradas. Quanto às pessoas físicas, 299 mostraram ao CREA-SP que têm registro, 22 não têm e 77 estão sendo investigadas.