Na última semana, representantes da diretoria da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos – AEASC, entregaram ao prefeito eleito da cidade, Airton Garcia (PSB) um ofício sobre a contratação da equipe que irá trabalhar com ele e com o vice-prefeito eleito, Giuliano Cardinali, presidente afastado da AEASC.
No documento, a AEASC pede que Airton Garcia mantenha o compromisso assumido junto à entidade de indicar profissionais técnicos para as secretarias ou departamentos da Prefeitura Municipal de São Carlos, que atuem nas áreas abrangidas pela engenharia, arquitetura e agronomia.
“Cada órgão da administração pública é dotado de um conjunto de atribuições e responsabilidades e deve exercer funções e desempenhar atividades específicas em sua respectiva área.
Assim sendo, é imprescindível que seja conduzido por profissionais detentores de conhecimentos técnico-científicos e habilidades necessárias ao planejamento e implantação destas ações, que impactam diretamente a qualidade dos serviços prestados e a segurança da população.”, disse o engenheiro Carlito Martins, da AEASC.
Os órgãos técnicos da Prefeitura Municipal, em especial a PROHAB, SAAE, Pró-Memória, e as Secretarias Municipais de Habitação, Obras, Trânsito e Agricultura, são responsáveis pela materialização das políticas públicas definidas pelo chefe do Executivo, e isso deve ser feito dentro da boa técnica e de acordo com as Normas Técnicas Brasileiras.
Para estas secretarias, engenheiros, arquitetos e agrônomos são os profissionais mais habilitados e detentores dos conhecimentos necessários para uma boa gestão, planejamento e eficiência na aplicação dos escassos recursos públicos.
Para a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos – AEASC, essas ações não podem ser isoladas, mas sim integradas com os demais setores da Prefeitura, e um adequado relacionamento do Governo Municipal com entidades, institutos e universidades.
A ocupação de cargos técnicos por pessoas leigas, sem os mínimos conhecimentos técnicos necessários na área de atuação de determinado órgão, e sem noção do cargo que ocupam e dos objetivos de tal ocupação não pode ser admitida, já que podem causar prejuízos à população.
“A nomeação de profissionais qualificados para os órgãos técnicos da Administração, além da exigência legal, contribuirá de maneira decisiva para uma boa Administração, com olhos no futuro, e com certeza oferecendo mais qualidade de vida aos nossos cidadãos e uma cidade melhor para as próximas gerações.”, concluiu Carlito Martins.
O ofício foi entregue e assinado pelo prefeito eleito e agora, a AEASC vai acompanhar de perto as indicações e contratações feitas pela equipe que vai assumir a Prefeitura de São Carlos no dia 1º de janeiro de 2017.
“Eu já tinha dito na associação que esse é meu objetivo em todas as áreas: chamar para os cargos em comissão os funcionários de carreira das áreas que eles já conhecem e chamar para a Prefeitura apenas profissionais experientes em cada setor e com conhecimento da máquina pública. Não temos tempo para esperar que ninguém aprenda como se faz.”, declarou Airton Garcia.