Casa Social é lançada em São Carlos

Lançado nesta quarta-feira(4), a Casa Social um programa apresentado pela Atento Comunicação e abraçada com entusiasmo pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos e pela Inka Estúdios.

Seu objetivo é reunir profissionais para realizarem um trabalho necessário junto às entidades benemerentes, que não dispõem de recursos nem apoio para manutenção, reestruturação e ampliação de estrutura física.

“A ideia surgiu quando percebemos que as entidades não podem utilizar recursos públicos ou mesmo privados hoje disponíveis, para cuidar da parte física de seu prédio. Com isso forro, paredes, pisos e afins não podem ser reformados, a não ser com dinheiro de doações e de eventos realizados, o que fica bem aquém do que necessitam”, diz Nívea Noriega, da Atento Comunicação idealizadora da Casa Social.

A base da proposta é a formatação da Casa Cor, exposição de decoração, arquitetura e ambientação criada em 1987 no Brasil e que a cada edição, anual, escolhe um imóvel para ser a “Casa” do ano.

A proposta lançada em São Carlos é que profissionais ligados à engenharia e arquitetura busquem parcerias para reformar, reestruturar, ou mesmo dar uma repaginada nas sedes das entidades da cidade. A cada ano uma entidade será a Casa Social.

A principal parceira nessa empreitada é a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos, que através de seu presidente Giuliano Cardinali, chamou para si a responsabilidade de agregar os profissionais para participarem. “Junto com a responsabilidade técnica que nossos profissionais têm, também temos a responsabilidade social e queremos fazer a nossa parte. Vamos coordenar tecnicamente os projetos para que eles fiquem harmônicos entre sí.”, disse ele.

Além da AEASC, a Inka Estúdios de Produção Audiovisual também aderiu à ideia e criou toda a comunicação visual do projeto, que agora entra na fase das inscrições. O Rotary São Carlos Clima também se dispões a apoiar a proposta.

A comissão formada por profissionais da AEASC, da Atento Comunicação e da Inka Estúdios, definiu que a primeira entidade a se tornar uma Casa Social é o Nosso Lar, creche que abriga cerca de 300 crianças de 0 a 4 anos incompletos, além das que frequentam a entidade no contra turno escolar.

“Nós necessitaríamos de anos para realizar as reformas nos 12 espaços priorizados para a Casa Social principalmente por conta da falta de recursos. Essa proposta vem ao encontro de uma grande necessidade do Nosso Lar”, disse Antônio da Silva Almeida Neto, presidente do Nosso Lar.

Como será

Em 2017 todas as entidades beneficentes legalmente instaladas em São Carlos e com sede própria, serão convidadas a participar do programa.

A beneficiada será escolhida através de votação que acontecerá na internet, como forma de democratizar a escolha a cada ano.

Depois disso, a entidade apresentará um rol de espaços que necessitem de intervenção. Esses espaços serão disponibilizados prioritariamente aos associados da AEASC, e posteriormente abertos à comunidade.

Ao final da obra, os espaços serão abertos ao público para visitação como forma da sociedade conhecer a entidade e o trabalho dos profissionais que participaram da Casa Social.

Como participar

As inscrições ficarão abertas durante todo o mês de maio e o profissional interessado deve ir à secretaria da AEASC, onde receberá a planta e poderá escolher  qual o ambiente quer fazer a intervenção. Depois disso ele pode ir até a entidade e tirar todas as dúvidas, ver de perto o local e começar a procurar parceiros (lojas, indústrias, paisagistas, etc.) para realizar o projeto.

Todas as ações nos espaços deverão estar prontas até novembro de 2016.

Cada ambiente receberá uma placa com o nome do profissional responsável e parceiros como forma de homenagem a quem se dispôs a doar seu conhecimento e trabalho para melhorar a vida de muitos.

A Casa Social abrirá os ambientes para visitação pública no dia 2 de dezembro.

BOX

Na noite de terça-feira (3), a Casa Social foi apresentada na reunião do
Rotary São Carlos Clima, onde também recebeu o apoio entusiasmado dos participantes.

Algumas formas de colaboração foram pensadas e passarão a ser discutidas para que os membros do grupo colaborem dom a Casa Social.

 

 

Previous Post
Newer Post