Após 21 anos da promulgação da Lei Municipal nº 10.759/9, que institui o “Dia do Engenheiro” em São Carlos, a Câmara Municipal na sessão da próxima quinta-feira, 11, vai debater a alteração do artigo 3º que propõe a seguinte redação:
“ARTIGO 3º – Caberá à Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos – AEASC, indicar o “Profissional do Ano”, como aquele que mais se destacou no ano calendário, no exercício de suas atividades profissionais no Município; “Profissional Homenageado do Ano”, como aquele que durante sua vida profissional tenha contribuído de forma notável para o desenvolvimento da área tecnológica e social, e “Acadêmico do Ano”, como aquele que durante sua vida acadêmica tenha contribuído de forma notável para a formação dos profissionais da área tecnológica, os quais serão homenageados na Sessão Solene prevista no artigo anterior.”
Essa modificação se faz necessária, visto que a lei determina que a AEASC (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos) indique o “Profissional do Ano” e recentemente outras categorias de homenagem foram criadas.
A AEASC, além do Profissional do Ano, escolheu o Homenageado do Ano, o Acadêmico do Ano, e dois Homenageados Póstumos. Os indicados são:
Profissional do Ano: Geólogo Marcelo Roselino
Homenageado do Ano: Engenheiro Silvio Coelho
Acadêmico do Ano: Prof Simar Vieira de Amorim (engenheiro civil)
Homenagens Póstumas: Prof. Lafael Petroni e Marco Giuliette
Premiação completa 21 anos
A premiação que faz parte do calendário oficial da cidade e que homenageia profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, foi criada em 1994 e a escolha é feita por associados da AEASC.
O evento faz parte do Calendário Oficial de São Carlos, pois os títulos são outorgados pela Câmara Municipal, em sessão solene que acontece normalmente nos meses de março ou abril do ano seguinte ao das eleições. No mesmo dia, é promovido um jantar em homenagem aos agraciados na sede da AEASC. A data do 21º Prêmio Profissionais do Ano 2015 ainda não foi definida.
Podem concorrer para as categorias, profissionais registrados no CREA (engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos e meteorologista) ou CAU (arquiteto e urbanista). Mas os indicados para Profissional do Ano e o Profissional Homenageado não podem ser membro da diretoria em exercício da entidade.
Como é feita a escolha
Em reunião realizada recentemente na sede da AEASC, o colegiado composto pelos diretores, conselheiros e associados da AEASC, participa da votação da seguinte forma: são 3 votações por categoria. Na primeira votação, os associados votarão em 3 (três) nomes indicados. Os 5 (cinco) mais votados apresentam-se para a segunda votação. Na segunda votação, os associados votarão em 2 (dois) nomes dentre os 5 (cinco) mais votados na primeira apuração. Os 2 (dois) mais votados apresentam-se para a terceira votação. Na terceira votação, os associados votam em 1 (um) só nome. O mais votado será o “eleito”. Em caso de empate será proclamado o de maior idade. Em qualquer das votações, o indicado que atingir a maioria simples será proclamado o eleito.
Quem são os escolhidos
O “Profissional do Ano” é aquele que mais se destacou no ano calendário, no exercício de suas atividades profissionais, desde que atuante no município de São Carlos, que seja possuidor de exemplar probidade profissional, bem como, conduta eminentemente humana no relacionamento de trabalho.
Já o “Profissional Homenageado” é aquele que durante sua vida profissional tenha contribuído de forma notável para o desenvolvimento da área tecnológica e social.
Além destas categorias, ainda são feitas homenagens póstumas aos profissionais falecidos neste ano também na sessão solene, na presença de seus familiares.
Segundo Carlos Alberto Martins, membro do Conselho Consultivo da entidade, “qualquer associado da AEASC indica nomes para cada uma das categorias. Essas indicações são analisadas em reunião conjunta da Diretoria e do Conselho Deliberativo, a quem caberá homologar as indicações objeto da eleição”.
Neste ano, quando completa 21 anos de premiação, a AEASC criou mais uma categoria: “Acadêmico do Ano”, para homenagear os Profissionais que atuam nas instituições de ensino da Engenharia, Agronomia e Arquitetura.